O Mercado de Sousa-PB, importante centro de abastecimento do comércio popular da cidade, cresceu de forma desordenada ao longo dos anos.
Esse crescimento orgânico, provocado pelo aumento da densidade de comerciantes, comprometeu a integridade da fachada original e gerou uma aglomeração de barracas na lateral externa da edificação.
Para enfrentar esses problemas, propomos a ampliação do mercado em duas vertentes: por meio da verticalização do edifício e a criação de um anexo elevado na praça lateral.
A ideia seria duplicar a quantidade lojas, de modo a organizar as ocupações irregulares utilizadas pelos comerciantes, tanto no interior, quanto no exterior do mercado.
Para que gerar interesse dos usuários e estimular o fluxo de pessoas no piso superior, lançamos mão de uma praça de alimentação nesse mesmo pavimento, no anexo.
Na parte inferior, no térreo, deixamos o pavimento como uma praça coberta que pudesse abrigar atividades artísticas para gerar outros modos de experiências sociais e culturais que propiciassem uma relação mais afetiva com o equipamento.
Harmonizamos e consolidamos as aberturas das lojas periféricas do mercado para o exterior e lançamos uma extensa marquise para criar uma sombra e valorizar a copresença de pessoas nas calçadas e a vivacidade urbana.
As ampliações foram planejadas em um sistema estrutural metálico que permitisse um processo ágil, prático e limpo, com baixo desperdício de materiais, boa durabilidade e fácil manutenção.
Ficha técnica
Arquitetura: Oliveira Júnior e Davi de Lima
Colaboração: Lívia Loureiro
Cliente: Prefeitura Municipal de Sousa
Área: 729,65 m²
Localização: Sousa/PB