A área do empreendimento fica ao sul da cidade de Bananeiras-PB, em uma área de características rurais e altitude de 550m. A presença de alguns equipamentos de caráter histórico no entorno, como o túnel do trem e a pousada da antiga estação, reforçam a vocação turística do local.
A implantação do projeto obedeceu à configuração geométrica do terreno e explorou o movimento das fachadas em relação à diversidade das vistas da exuberante e bucólica paisagem natural e construída. A maior dimensão do terreno, onde está posicionada a fachada mais importante do hotel, receberia uma intensa incidência solar.
O terreno estreito restringiu a proposição de varandas frontais ou proeminentes beirais. Neste caso, optamos por amenizar os efeitos da insolação com a instalação de esquadrias com uso de vidro duplo termo acústico e micro persianas internas que possibilitassem capturar ao máximo o cenário da cidade ao fundo, emoldurada pela natureza.
O sistema construtivo do hotel utilizou concreto e alvenaria e os acabamentos incorporaram materias naturais, como a madeira e a pedraria local, para consolidar elementos que remetesse à identidade do lugar.
Ficha técnica
Arquitetura: Oliveira Júnior e Davi de Lima
Colaboração: Lívia Loureiro
Ano do projeto: 2011
Localização: Bananeiras-PB