Empresarial BRK

O Empresarial BRK foi proposto no ponto médio da principal avenida comercial da capital paraibana, a Av. Epitácio Pessoa, entre o rio que banha a cidade histórica e a orla marítima.

O prédio é composto por dois volumes prismáticos: um horizontal, com três pavimentos de lojas, restaurantes, agência bancária e pequenos escritórios; e outro vertical, com 30 pavimentos que abriga salas de 150m² e 170m² com plantas livres e espaços amplos.

A localização geográfica do terreno e a cota mais elevada em relação ao centro histórico e ao litoral motivou as curtas rotações no partido com o intuito de alternar os ângulos de visão distintos a cada três ou seis pavimentos do edifício.

A forma retangular e estreita do lote gerou uma lâmina onde as maiores faces da edificação ficaram dispostas no sentido nascente-poente. O desafio do partido foi equacionar a necessidade de transparência, em virtude das belíssimas visuais do litoral e da região central de João Pessoa, com a forte incidência solar na torre do edifício.

Nas fachadas norte, leste e sul foram utilizados grandes painéis de vidro termoacústico para controlar a transmissão térmica e o isolamento dos ruídos causados pelo intenso tráfego de veículos nas imediações.

Na face oeste, optou-se por restringir as aberturas a estreitas esquadrias verticais que permitiram captar alguns recortes da paisagem do centro histórico e do rio Sanhauá, onde a cidade se originou.

Alguns pavimentos foram intercalados com brises de alumínio para dinamizar a leitura volumétrica do edifício, para servir de filtro da luz solar e permitir, em alguns pavimentos, uma abertura mais plena em direção à cidade baixa.

Ficha técnica

Arquitetura: Oliveira Júnior e Davi de Lima
Colaboração: Lívia Loureiro e Saskya Carvalho
Imagens: Michel Amorim
Ano do projeto: 2012
Área: 33683,68 m²

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir