Carreiro Contabilidade

A Carreiro Contabilidade estava sediada em uma edificação térrea e bastante espaçosa no Centro da cidade de João Pessoa-PB. Com a chegada da pandemia, a empresa adotou as políticas de segurança sanitária e cerca de 2/3 dos funcionários foram trabalhar em home office. Diante desse cenário, os sócios resolveram buscar um espaço de trabalho mais compacto em um local próximo às suas residências.

Ao receber o convite para desenvolver o projeto de interiores do novo escritório, identificamos as premissas que norteariam a nossa proposta para a Carreiro: a otimização dos processos de trabalho, a racionalização da infraestrutura técnica e tecnológica, o rebranding da imagem corporativa e a criação de ambientes saudáveis que ajudassem a promover o bem estar da equipe e dos clientes.

A nova sede da empresa foi instalada em um espaço retangular com 80m² composta pela junção de duas salas individuais. Desde o zoneamento da proposta, houve a preocupação em prover os espaços de trabalho de longa permanência com acesso direto ou indireto à iluminação natural.

Organizamos o espaço em um modelo híbrido formado por duas zonas específicas: uma área mais aberta para a recepção, copa, reunião e as estações de trabalho; e outra fechada para os administradores.

A recepção integrada as estações de trabalho e a copa é separada das salas dos administradores por meio de um armário que abriga toda a documentação da empresa e serve de barreira acústica para preservar a privacidade dos clientes.

O armário em madeira define um painel linear que faz parte de uma estratégia biofílica indireta da natureza, corroborando para a inspiração, a criatividade, a redução do estresse e a sensação de felicidade no ambiente.

A iluminação quente realça as paredes laterais e confere uma sensação de aconchego. A iluminação morna nas estações de trabalho estimulam a atenção e a produtividade sem gerar uma produção excessiva de cortisol, inibindo o estresse.

Nas salas dos administradores, buscamos configurar uma ambiência neutra e sóbria no mobiliário, cores e materiais, equilibrando com uma iluminação indireta com fitas de led na porção inferior dos armários para criar um espaço mais aconchegante e intimista.

Durante a visita à sede anterior, observamos como cada um dos sócios se apropriava do espaço e identificamos os objetos de caráter simbólico e afetivo definiam a identidade dos mesmos. Propor suportes e organizar essas memórias afetivas no ambiente foram esssenciais para criar a sensação de bem estar e pertencimento.

Ficha técnica

Autores: Oliveira Júnior e Thálita Zavaski
Projetos complementares: José Ermando
Ano do projeto: 2021
Área: 80m²
Localização: João Pessoa/PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir