A Casa Borborema está localizada no município de Bananeiras-PB, região do Brejo paraibano. O projeto foi pensado como um abrigo para uma mãe e dois filhos que desejavam escapar da agitação urbana para um lugar mais bucólico, em que pudessem relaxar e receber familiares e amigos.
Por se tratar de uma residência de fim de semana, de caráter compacto, resolvemos adotar uma proposta de ambientes integrados, mesmo quando fisicamente separados.
O partido arquitetônico consiste em um sistema construtivo composto por uma ampla coberta de água única em madeira apoiada sobre pilares de concreto.
Os beirais foram escorados por mãos francesas para que pudessem ampliar sua projeção muito além dos limites da casa. O uso de telhas cerâmicas e tijolinhos de barro maciço corroboraram para a ventilação cruzada e o conforto térmico da edificação.
Os ambientes internos foram concebidos para tornar a experiência aconchegante e promover o bem-estar da família e dos seus convidados. A materialidade rústica foi valorizada pela iluminação quente e pontual criando uma atmosfera intimista e acolhedora.
A área gourmet tem a possibilidade de se integrar com a sala de jantar e cozinha, distante das suítes para não gerar perturbações e as gerações poderem se divertir e descansar.
Por ser uma região que pode esquentar ou esfriar, o controle entre conforto térmico, transparência e privacidade dos cômodos foi mediada pelo uso de esquadrias de vidro, veneziana em tabique móvel de madeira e cobogós de tijolinho maciço.
Ficha técnica
Autores: Oliveira Júnior e Thálita Zavaski
Renders: Bruno Feitosa e Eduardo Bruno
Localização: Bananeiras-PB