Casa Borborema

A Casa Borborema está localizada no condomínio Sonhos da Serra, no município de Bananeiras-PB, região do Brejo paraibano. O projeto foi pensado como um abrigo para uma mãe e dois filhos.

Eles desejavam escapar da agitação urbana para um lugar mais bucólico que pudessem relaxar e receber familiares e amigos nos feriados e finais de semana.

A matriarca, adepta da arte culinária, adora servir as amigas entre uma conversa e boas risadas. O filho caçula é expansivo, adora festejar a vida e está sempre rodeado de amigos. O mais velho, mais discreto, deseja um equilíbrio entre vida social e privacidade.

Por se tratar de uma residência de fim de semana, de caráter compacto, resolvemos adotar uma proposta de ambientes integrados, mesmo quando fisicamente separados.

O partido arquitetônico consiste em um sistema construtivo composto por uma ampla coberta de água única em madeira apoiada sobre pilares de concreto. Os beirais foram escorados por mãos francesas para que pudessem ampliar sua projeção muito além dos limites da casa. O uso de telhas cerâmicas e tijolinhos de barro maciço corroboraram para a ventilação cruzada e o conforto térmico da edificação.

Os ambientes internos foram concebidos para tornar a experiência aconchegante e promover o bem-estar da família e dos seus convidados. A materialidade rústica foi valorizada pela iluminação quente e pontual criando uma atmosfera intimista e acolhedora.

A casa possui uma área externa abraçada por um maciço vegetal de cactos e helicônias, emoldurando os muros laterais e árvores frutíferas na porção frontal para ampliar o sombreamento nos terraços e reforçar a privacidade na área dos quartos. Praticamente todos os cômodos da casa conversam com essa área externa verde.

A área gourmet tem a possibilidade de se integrar com a sala de jantar e cozinha, distante das suítes para não gerar perturbações e as gerações poderem se divertir e descansar.

Por ser uma região que pode esquentar ou esfriar, o controle entre conforto térmico, transparência e privacidade dos cômodos foi mediada pelo uso de esquadrias de vidro, veneziana em tabique móvel de madeira e cobogós de tijolinho maciço.

A Casa Borborema apresenta um caráter bastante expressivo dentro do contexto local. O jogo de sombra e luz e o grande telhado que convidado ao abrigo conferem toda a essência e identidade ao lar.

Ficha técnica

Autores: Oliveira Júnior e Thálita Zavaski
Renders: Bruno Feitosa e Eduardo Bruno
Localização: Bananeiras-PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu