Casa SP

A 500m da praia, a Casa SP fica no condomínio Atlante Ville, no bairro de Intermares, Cabedelo-PB. A utilização do concreto em toda a estrutura nos permitiu propor uma coberta bastante proeminente, que se conecta com a parede lateral e com a laje do piso do pavimento superior, num desenho único de uma “casca”. Sua forma invertida abre as “visuais” para a direção do litoral e cria uma identidade forte para a edificação.

O volume do térreo, que abriga as atividades sociais e de serviço, além de um quarto acessível, foi recuado para valorizar o balanço das varandas e proporcionar leveza ao conjunto. O primeiro andar ficou reservado à área íntima, guarnecida por uma extensa varanda que se abre para o leste e se projeta como um mirante na fachada frontal.

O uso de materiais naturais como a madeira e a pedra ajudam a construir uma imagem mais despojada e humana. Os espaços interiores foram valorizados com a adoção de um pé direito duplo na sala de estar criando uma continuidade espacial e maior permeabilidade visual.

O uso de esquadria mistas de vidro e venezianas móveis possibilitou um melhor conforto térmico e a racionalização do uso da energia elétrica por meio da otimização da iluminação natural e da ventilação cruzada.

Ficha técnica

Autor: Oliveira Júnior
Cálculo estrutural: Soest
Projeto elétrico: Demetrius Cesar
Projeto hidráulico: Demetrius Cesar
Obra: Oliveira Júnior e Victor Navarro
Localização: Cabedelo-PB
Terreno: 450 m²
Construção: 263.8 m²

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir