Sede do CAU-IAB

A construção de uma identidade para a sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU nos conduziu à criação de dois blocos distintos que deveriam refletir uma síntese conceitual das atribuições de cada instituição.

O CAU/BR, como órgão mais ligado à fiscalização e controle da atividade profissional, teria um caráter mais sólido, introspectivo, fechado.

Já o IAB/DF, por estar vinculado a questões culturais e urbanas, ligadas ao cotidiano da cidade, expressaria um conceito mais leve, extrovertido e permeável.

A partir desta reflexão, concebemos um bloco mais sóbrio e opaco, diretamente conectado ao térreo, para abrigar a sede do CAU/BR, e um mais aberto e transparente, elevado do piso de acesso, para a sede do IAB/DF.

As instituições foram mediadas por uma praça de acesso e convívio que abriga, ao fundo, a loja do IAB/DF, o restaurante/café com vista privilegiada do lago Paranoá e a área verde com vegetação típica do cerrado e apresenta forte potencial de apropriação de lazer pela população local.

A intenção foi a de promover as áreas comuns como uma extensão da cidade, atrair a vizinhança e fomentar a vida espacial no entorno urbano.

A cobertura do edifício foi destinada a uma praça-mirante propícia ao convívio dos funcionários e à realização de eventos.

Um caramanchão em aço serve de suporte para placas solares e como elemento de sombreamento da cobertura e da praça de estar no térreo.

A captação de águas pluviais desta laje impermeabilizada é armazenada e distribuída para reuso.

A pele em brise de aço corten perfurado afastada do corpo do edifício permite o controle térmico e evita que o fluxo de ar quente alcance os ambientes internos.

Ficha técnica

Autores: Oliveira Júnior, Felipe Figueiredo, Mariana Guimarães, Iasmim Cordeiro, Rafael Targa, Matheus Quirino, Fabio Queiroz
Colaboradores: Ricardo Vidal, Rayanny Lima
Consultores: Michelle Mendes Vianna, Jean Fechine, Lau Pedrosa, Jose Ermando, Henri Netto, Marcelo Franca, Carlos Pinto, Carlos Roberto, Reyson Timóteo, Modesto Cavalcanti
Renders: Lightcube 3D
Local: Brasília/DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu