Terminais de Integração Urbana

Os Terminais de Integração do Município de João Pessoa-PB foram projetados para três bairros: Mangabeira, Cristo Redentor e Varadouro, de acordo com as diretrizes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana do município – SEMOB.

Ao observar casos correlatos nacionais e internacionais, verificamos que a expressão dos apoios e a leveza ou movimento da coberta fazem parte da linguagem do equipamento, alcançando identidade e presença marcante no espaço.

Outro aspecto diz respeito à necessidade de vãos livres generosos para liberar o fluxo permanente dos usuários, sobretudo nos horários de grande movimento, sendo a estrutura metálica a mais viável para responder a essa premissa do ponto de vista funcional e sustentável.

Além disso, a estrutura favoreceu o uso de balanços proeminentes na coberta dos terminais, aumentando o sombreamento e promovendo o conforto térmico dos usuários.

Os blocos operacionais do equipamento abrigam, no térreo, cabines de compra de passagem e recarga de cartão, box de informações, depósito para pertences de funcionários, caixa-forte, cabines de pagfácil e bateria de banheiros públicos.

O acesso ao pavimento superior é feito por meio de escada ou plataforma elevatória (para PcD). Nele, estão dispostos os ambientes do setor administrativo do terminal, depósito, sala de descanso para funcionários, bateria de banheiros, vestiários, copa/refeitório e passarela técnica para instalação de equipamentos de ar condicionado.

Racionalidade, rapidez na obra e possibilidade de reciclagem foram as premissas consideradas na escolha da técnica construtiva e dos materiais nos Terminais de integração.

Ficha técnica

Arquitetura: Oliveira Júnior e Marco Suassuna
Colaboração: Lara Sorto, Matheus Quirino, Camila Sales e Jan Furtado
Renders: Felipe Cavalcante
Ano do projeto: 2013
Local: João Pessoa-PB
Área: 2960,65m²

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir